quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Talidomida auxilia no tratamento da colite por HIV/VIH de difícil tratamento

Autor: David DouglasPublicado em 04/08/2008
Nova York – De acordo com pesquisadores do Reino Unido, talidomida parece ser uma opção efetiva para o tratamento da colite por HIV/VIH refratária a terapias-padrão para doenças inflamatórias intestinais.
Dra. Leann Johnson, pesquisadora principal do estudo, declarou à Reuters Health que esse trabalho destaca os potenciais benefícios da talidomida para o tratamento de doenças como a colite associada à HIV/VIH refratária, em casos em que todos os outros tratamentos tenham sido ineficazes.
Na edição de julho do Clinical of Infectious Diseases, Dr. Johnson, do North Manchester General Hospital, Manchester, e colaboradores relataram três casos de sucesso terapêutico.
O primeiro, em um paciente de 51 anos apresentando colite com ulceração profunda e diarréia acompanhada de perda de peso, que não respondia ao tratamento e estava aguardando para ser operado. Após um curso de tratamento com talidomida ele ganhou 8 kg em 2 semanas e foi liberado do hospital. Após 1 ano de tratamento, encontra-se assintomático há 3 anos.
O segundo, em um paciente com 43 anos, também com previsão de ser submetido à cirurgia por intratabilidade clínica, apresentou-se assintomático após o tratamento com a droga.
O último paciente, com 31 anos e a mesma evolução, melhorou após 2 meses de tratamento com a talidomida.
Dra. Johnson conclui que o tratamento pode evitar a colectomia nos pacientes com colite refratária, e que esse relato pode fazer com que os clínicos considerem a utilização da droga nesses pacientes.

Nenhum comentário: